Quem Somos

José Luiz Barbosa Pimenta Júnior

Atuação e qualificação profissional

José Luiz é graduado em Direito pela Faculdade Cândido Mendes Centro (1994), Pós-Graduado em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor pela Faculdade Cândido Mendes Centro (2006) e Mestre em Direito, na área de concentração Direito Público e Evolução Social, na área de pesquisa Direitos Fundamentais e Novos Direitos, pela Universidade Estácio de Sá em 2018.

Professor convidado de Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde e de Pós-Graduação em Direito Médico, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e do Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial da Universidade Estácio de Sá - ENESA. Atua na área do Direito Civil, Direito Médico e da Saúde e do Direito Administrativo. Foi membro da Comissão de Bioética e Biodireito da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do RJ. É membro da Comissão de Direito Médico e da Saúde e de Comissão de Bioética e Biodireito da OAB Barra da Tijuca - RJ e palestrante em Congressos relacionados ao Direito Médico.

Artigos publicados:

- “a saúde em uma perspectiva social e democrática”, capitulo 07 do livro “direitos sociais, estudos à luz da constituição de 1988”, organizado pelo dr. guilherme josé purvin de figeuiredo e dra. elida séguin, instituto brasileiro de advocacia pública, curitiba – pr, 2010.

- “as diretivas antecipadas de vontade, a terminalidade da vida e o idoso”, capítulo 12 do livro “temas de discriminação e inclusão”, organizado pela dra. elida séguin, dra. evanna soares e dra. lucíola cabral, editora lumen juris, rio de janeiro – 2014.